HGP - Guião de trabalho para criar um e-book ou livro digital

Tema : A MINHA RUA



1 . INTRODUÇÃO

 Como se chama a minha rua;

 Onde fica a minha rua;

 Com que ruas faz fronteira;

(indicar freguesia, indicar com que ruas faz ligação ) Tirar uma foto à placa com o nome da rua e procurar, através da internet a captura da imagem do mapa da rua na internet através do google maps)

 Objectivo deste trabalho: Porque é que estou a fazer este trabalho:

(Melhorar a minha capacidade de investigação e selecção de informação da internet; Ir pesquisar informações na biblioteca municipal sobre a freguesia da minha morada, sobre o seu património, razões que levaram a dar o nome a essa rua, histórias antigas da freguesia; Ir pesquisar à biblioteca da escola algumas informações sobre a história do concelho de Sintra; Ficar a conhecer o local onde moro, rua e freguesia, indicar e analisar quais as vantagens e as desvantagens da rua , da zona e da freguesia; Ter uma atitude cívica e de respeito para com o património, os equipamentos e as pessoas, indicando as razões porque deve ser assim; Ter uma atitude positiva e indicar o que está mal e pode ser melhorado, o que falta e deve haver de preocupação dos nossos governantes em montar. Uma forma prática de estudar uma das matérias de História e Geografia de Portugal, nomeadamente a última parte correspondente ao tema D- “Locais em que vivemos”.)

 Método escolhido para elaborar o trabalho:

(Fazer a pesquisa e a recolha da informação toda necessária para a elaboração do trabalho escrito; Fazer a recolha de fotografias e de imagens que possam documentar o meu trabalho; Recolher as informações das pessoas entrevistadas por escrito, em áudio ou em vídeo. Compilar tudo seguindo a orientação prévia do guião de trabalho; Seguir as orientações dadas nas aulas práticas dadas na Biblioteca sobre como fazer um e - book;)

2. Desenvolvimento do trabalho

 Fazer uma pequena biografia da pessoa homenageada;

Se se tratar de uma data comemorativa, falar sobre ela e o acontecimento que representa; se o nome for “ moinhos”, “sol” “amizade”, “paz”, explicar o que significa a expressão ou palavra e ir até à biblioteca municipal para tentar encontrar alguma explicação para a razão de ter sido dado tal nome à rua, pois pode estar ligado à história antiga da zona, caso de moinhos, o que torna o livro ainda mais interessante.

 Indicar que equipamentos tem a rua ;

(ecoponto, paragem de autocarro, passadeiras, caixotes de lixo, lojas de que tipo, centro de saúde, bombeiros, polícia, correios, ginásio, consultórios de médicos, centros de estudos, centro de análises clínicas, igreja, restaurantes, cafés, como está a estrada da rua, como estão as valetas, os esgotos das ruas quando chove escoam a água ou faz poças, semáforos, rotundas, sinais de trânsito etc.)

(Tirar fotos, as que quiserem destes equipamentos para documentar o que forem informando)

 Que tipo de prédios existem, ( com muitos andares, com poucos, com vivendas) Se estão cuidados, pintados, ou as paredes estão sujas, grafitadas, a cair. Se há muros, em que estado é que estão. Se há jardins, parques infantis, zonas de recreio e lazer, campos de jogos, etc.) (Tirar fotos, as que quiserem sobre esta questão.)

 Quais as vantagens que há em morar naquela rua;

(ex: fica perto da escola, da mata onde posso ir brincar, andar de bicicleta, ou jogar às escondidas com os meus amigos; fica perto do centro de estudos onde posso ir a pé; fica perto do supermercado ou da mercearia ou da padaria, ou da pastelaria onde costume ir lanchar ou fazer recados à minha mãe, etc.)

(Tirar fotos, as que quiserem sobre esta questão.)

 Quais as desvantagens em morar naquela rua;

(ex: As pessoas atiram o lixo pela janela ou põem o lixo no chão e não usam o caixote de lixo, os homens da recolha de lixo não o fazem todos os dias ou quando o fazem não são cuidadosos e os caixotes estão todos estragados, as pessoas que vem passear os cães à rua não apanham os dejectos dos seus bichinhos e ficam espalhados e as pessoas pisam e é um nojo; pessoas que cospem para o chão, prédios sem condomínio e sem limpeza; os varredores das ruas não aparecem e não fazem o trabalho; os carros estacionam mal e em filas duplas e causam grandes confusões no trânsito, etc.)

(Tirar fotos, as que quiserem sobre esta questão.)

 Fazer pelo menos duas entrevistas a dois moradores da rua, podem ser até os pais, os amigos, pessoas que conheçam bem. As entrevistas podem ser escritas, podem ser gravadas ou até filmadas. (Não se esqueçam nunca que a primeira coisa que se deve fazer é : explicar à pessoa para que é a entrevista e pedir autorização para publicar ou filmar ou gravar o que disser.)

Guia da entrevista:

I_ Nome da pessoa; idade; sexo; estado civil; profissão; situação de emprego; Há quanto tempo mora na rua;

II – Quais as vantagens que encontra nesta rua (indique pelo menos 2 vantagens);

III – indique as desvantagens que encontra nesta rua (Indique pelo menos 2);

IV – O que é que acha que faz falta nesta rua?

V – Quais são os principais problemas que encontra nesta zona?

3. Conclusão do trabalho.

 Depois de tudo o que pesquisou, compilou, informou e investigou qual a conclusão deste trabalho:

(o que está bem feito, o que está mal feito; o que a junta de freguesia e a câmara deviam saber e fazer para melhorar as condições dos moradores; se os moradores são bons cidadãos e respeitam as leis e os equipamentos que todos usam; se as pessoas que ali moram são educadas e não andam sempre a discutir ou a insultar as outras, etc. Se aprendi alguma coisa com este pequeno estudo e para que é que serviu o trabalho, etc.)



Bibliografia consultada:

Livros;

Links;



NOTAS FINAIS:

O trabalho é individual. Tem o valor de uma ficha de avaliação.

A data de entrega do trabalho final é : 5 de Dezembro de 2011

 Deverão ter alguma investigação e alguns elementos, bem como fotos ou imagens para poderem fazer o primeiro ensaio na aprendizagem e primeira criação de um livro digital nos dias 2 e 7 de Novembro de 2011; Não é necessário ter tudo pronto para o trabalho de explicação de como fazer p e-book mas convém que tenham algum trabalho investigado e compilado.

 As informações poderão ser enviadas para o email pessoal de cada aluno, bem como as fotos ou em texto no caderno diário que deverá ser levado para estas aulas no CRE.

 Estabelecer-se-á posteriormente datas para o refazer de informações e ou acrescentar de elementos, bem como as diversas dúvidas que forem surgindo com o desenrolar do trabalho; Devem vir ter com o professor para ir mostrando o avanço do trabalho e para que possam beneficiar de sugestões, bem como de ajuda em tiragem de fotos de cada rua.

Comentários

Mensagens populares deste blogue